Oi Oi Oi?

Última semana de Avenida Brasil, novela que achei bem chata (ai que saudade que eu sinto das empreguetes). Chegou o momento em que vão revelar quem matou Max, que Carminha terá um final trágico – ou como acontece vez ou outra vai sumir por aí dando uma banana para todos -, que os segredos do passado de quem vive no lixão serão mostrados e os bonzinhos se darão bem, casando e parindo, como acontece em todo fim de novela que se preze.

Pois, assistindo eventualmente aos capítulos e reafirmando minha sensação de que Adriana Esteves não é boa atriz, o que mais me incomoda de tudo é a abertura.

Gosto de me gabar que, na especialização, fiz uma monografia final sobre abertura de seriados, tema que me agrada bastante. Portanto, sempre presto uma atenção a mais no assunto. Inclusive há um tempo escrevi sobre isso elogiando a apresentação de outra novela de João Emanuel Carneio, A Favorita.

Em Avenida Brasil eu definivamente não sei o que aconteceu. Primeiro, a música: kuduro. Gênero africano. Não existe absolutamente nenhum personagem que faça referência ao estilo musical, muito menos ao país. Só justifica o “Oi Oi Oi” grudento que virou bordão. Ok, isso não é pouca coisa mas todos sabemos que também não é difícil arrumar refrões grudentos – os cantores de axé estão aí para provar.

Segundo, as imagens: pessoas dançando em um lugar tipo “boate” (sim, sou das antigas). Seria tão mais legal se as pessoas estivessem dançando no lixão. Eu sei, seria nonsense, mas teria alguma relação com o ambiente mais importante da novela, certo?

No início da novela tentaram empurrar para o telespectador o “baile charme”. Não sei se a onda pegou no Rio, mas nunca ouvi falar que esse tipo de evento, com as dancinhas coreografadas que os personagens faziam, virou moda. Tanto que o ambiente se perdeu na trama e os personagens do Divino nunca mais foram remexer o esqueleto por lá.

Enfim, definitivamente eu não tenho a menor idéia de qual foi a intenção de quem criou aquela abertura e teve o trabalho de juntar bailarinos, montar cenários, reunir equipe técnica e fazer imagens da dança.

Acho uma pena mesmo. Aberturas são marcantes. Quem acompanha a novela vê aquilo todo santo dia. Espera-se que seja pelo menos interessante e estimulante de alguma forma e que tenha, em algum aspecto, relação com a estrutura narrativa que é apresentada ao longo dos capítulos.

Eis um belíssimo exemplo que mostra como uma boa abertura deve ser.

Anúncios

2 comentários sobre “Oi Oi Oi?

  1. Oi Paloma!

    Eu gostei muito de Avenida Brasil no começo, depois a novela ficou chata, com uma enrolação sem fim e eu comecei a pegar raiva da Nina. Agora no final estou curiosa para saber como tudo terminará, mas acho muito tediosa esta temática de quem é o assassino, clichê demais.

    Concordo com você, a abertura não tem nada a ver com a trama. Eu gosto da abertura, apesar da música, é bem realizada, mas fica muito distante da trama, assim, acho que foi um equívoco.

    Ah, Cordel Encantado! É uma das minhas novelas preferidas, foi perfeita! A abertura é linda.
    Falando em aberturas, a mais linda no ar atualmente é a da Gabriela. Perfeita ! Gosto muito da abertura da novela das 6, adorei a escolha de um samba-enredo para trilha e a edição ficou perfeita.

    Eu também sinto falta das Empreguetes!

    ( Que legal o seu trabalho! Pode se gabar à vontade! rs )

    Beijos

    1. Obrigada Marion! :)
      Fiquei triste pq não consegui acompanhar Cordel Encantado desde o início, na verdade, só consegui ver os capítulos do meio pro final mas achei sensacional. E vc tem razão, tanto Lado a Lado quanto Gabriela têm aberturas bonitas; eu que usei o exemplo mesmo da que, pra mim, é a “mais mais”! hehehe
      beijos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s