Publicado em Seriados

Aaron Sorkin e a tentativa de uma segunda temporada

Elenco de The Newsroom, nova série de Aaron Sorkin

Anuncio aos quatro ventos que uma das séries que mais gostei de ter assistido nos últimos anos foi Studio 60 on The Sunset Strip. E que assim como a minha outra queridíssima Pushing Daises foi finalizada de forma precoce, já que esta última não passou da segunda temporada.

Pois Studio 60 sequer chegou lá e foi cancelada após 22 episódios primorosos que contavam histórias de bastidores de um programa de humor crítico como o Saturday Night Live. No elenco, Matthew Perry (nosso eterno Chandler Bing), Bradley Whitford e Amanda Peet – só para ficar na lista dos principais já que o elenco todo era sensacional.

O responsável? Aaron Sorkin, roteirista do filme A Rede Social e do seriado The West Wing e que voltou agora para a TV com The Newsroom, que conta os bastidores de um telejornal. O texto continua primoroso com belíssimas críticas a alguns absurdos que acontecem na sociedade americana (principalmente pisando nos calos dos Republicanos). Por isso, inclusive, tenho medo de que o seriado também seja cancelado rapidamente. Espero que não.

Jeff Daniels está espetacular como o âncora Will Mcvoy, chefe famoso e contido de uma equipe inexperiente mas interessante e que sofre profundamente por uma decepção amorosa. O resto do elenco, assim como na sua prima de entretenimento, também foi escolhido à dedo com carisma e chatice na medida certa.

Mas o mais legal para quem assistiu aos episódios das duas séries é perceber a semelhança narrativa que acaba virando marca registrada de Sorkin. Além até do piloto, vamos à premissa básica dos roteiros: bastidores de programas audiovisuais, um de humor e outro jornalístico que, na verdade, são usados para questionar situações – grande parte delas reais – que merecem espaço para reflexão.

Elenco de Studio 60 on the Sunset Strip, antiga série de Aaron Sorkin

Logo nas primeiras cenas  dois momentos de “epifania” atingem figuras importantes que questionam o rumo do que está acontecendo nos Estados Unidos. Em Studio 60, o diretor geral do programa vai para a frente das câmeras dizer que tudo o que eles têm feito é uma porcaria.

Em The Newsroom, Mcvoy é pressionado para se posicionar durante uma palestra para universitários e dispara um belo discurso sobre a falta de qualidade de vida nos Estados Unidos. Claro que essas declarações desencadeiam o caos e novos personagens surgem para tentar colocar tudo nos eixos. E a partir daí, diálogos rápidos cheios de argumentos bem fundamentados, discussões pertinentes, ironias e humor.

É lindo de ver, ouvir e pensar sobre.

E para quem quiser assistir, The Newsroom está sendo exibida aos domingos, a partir das 21h, na HBO.

ERRATA: Escrevi anteriormente que Aaron Sorkin dirigiu o filme A Rede Social e como bem me corrigiu meu querido amigo Ramon, ele foi o roteirista que ganhou o Oscar por esse trabalho na categoria de “Melhor Roteiro Adaptado”. O diretor foi David Fincher. Mas como internet é bacana, me redimi da piada de bola feia e já editei a informação certa no texto. :)

Anúncios

3 comentários em “Aaron Sorkin e a tentativa de uma segunda temporada

  1. Seriados, sei que estou perdendo muita coisa, mas eu já assisto coisa demais então sempre evito assistir algo novo. Mas vou deixar a dica anotada. Só uma coisa, tem 1 pequeno erro no texto. Aaron Sorkin não dirigiu “A Rede Social”, ele só escreveu o roteiro. Quem dirigiu foi David Fincher.

    1. pois minha queda por séries tem feito com que eu vá menos ao cinema, confesso.. e vc está certíssimo sobre Sorkin, obrigada querido, vou colocar uma errata no texto agorinha mesmo! :)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s